sábado, 14 de janeiro de 2012

Paulo Afonso, destino turístico bem procurado no Nordeste

Prefeitura, Conselhos e o trade buscam melhoria da qualidade do atendimento

Redação Folha Sertaneja com apoio da jornalista Natália Cleuber
João TavaresJoão TavaresIlha de Paulo Afonso, rodeada de muitas grandes usinas hidrelétricas

Em 2011, a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através da Secretaria de Turismo e em parceria com o Senac, Uneb, Sebrae, Bahiatursa e o Ministério do Turismo, investiu na qualificação de mão de obra voltada para o turismo, treinando 763 pessoas..

“A preocupação dos que gerenciam o turismo é esta permanente qualificação dos profissionais desta área, com os olhos já voltados para o aumento previsto dos visitantes durante a Copa do Mundo de 2014 que terá jogos em Recife e Salvador, portões de entrada do turismo no Nordeste e cidades equidistantes de Paulo Afonso”, diz o Professor Galdino.

João Tavares João Tavares Paulo Afonso à noite

Acrescenta ainda o professor, que é o presidente do Conselho Regional de Turismo da Região dos Lagos do São Francisco, que “é claro que é necessário que se resolvam problemas sérios de infraestrutura regional, como é o caso da conclusão da BA-210, recuperação imediata da BR-110, principalmente no trecho de Ribeira do Pombal a Jeremoado, quase intransitável. Também é importante que se resolva o problema dos vôos regulares para Paulo Afonso. E não se pode deixar de procurar soluções para melhorar a infraestrutura local, como a revitalização dos Lagos de Paulo Afonso e o projeto do EcoParque do Rio do Sal. Sobre estes assuntos, o CRTur está encaminhado ampla documentação aos prefeitos e presidentes das Câmaras dos municípios da Região dos Lagos – Paulo Afonso, Abaré, Rodelas, Glória e Paulo Afonso – e também para os políticos votados na regão, buscando a sensibilização, o apoio e a solução para estes problemas. O documento também está sendo enviado para a CDL, ASCOPA, SINPA e para a imprensa local e regional”.

João Tavares João Tavares Paulo Afonso aérea - Praça das Mangueiras

Após intensa pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, a serviço de Ministério do Turismo, foi apresentado um Estudo de Competitividade e Paulo Afonso passou a fazer parte do seleto grupo de 115 municípios turísticos do Brasil. Com isso foi beneficiado com um treinamento especial, desenvolvido pelo Instituto Marca Brasil/Ministério do Turismo para a capacitação de 20 gestores de turismo em Paulo Afonso, grupo formado por membros dos Conselhos Municipal e Regional de Turismo e Conselho do Meio Ambiente, Chesf agentes de viagem, gerentes de hotéis, restaurantes, outras instituições e representantes da CDL e da Ascopa. O treinamento está no 3º módulo, dos cinco previstos.

Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo, José Luciano Júnior, que também é o presidente da Associação Comercial, “a criação do Grupo Gestor de Turismo e o seu acompanhamento pela Ministério do Turismo e pela Bahiatursa, foi um grande avanço na busca de melhorias das políticas públicas para o turismo e na oportunidade de sensibilização do trade local”.

Antônio Galdino Antônio Galdino Cânion do rio São Francisco em Paulo Afonso

Marlos Guerra, turismólogo coordenador de treinamento do DEMTUR, assegura que “o investimento que se faz na área de treinamentos voltados para o turismo já contabiliza bons resultados. Desde maio de 2011, após assinatura do convênio da Prefeitura com o Senac, dezenas de cursos foram oferecidos à população de Paulo Afonso. Só no Senac Móvel, instalado ao lado do Ginásio de Esportes, já foram treinadas, na área de Turismo e Hospitalidade, 532 pessoas. O convênio da Prefeitura com o Senac, que era de 6 meses, foi renovado por igual período, até maio de 2012, quando estarão sendo oferecidos outros cursos, inclusive o curso de Garçon, com uma carga horária de 200 horas”.

Em outros convênios foram realizados treinamentos para Camareira e Recepcionista de meios de hospedagem. A UNEB, em outro convênio com Ministério do Turismo, realizou em Paulo Afonso o curso de Condutor de Turismo de Aventura que treinou 60 pessoas.

Paulo Afonso: o destino turístico em alta no Nordeste


A participação de Paulo Afonso em eventos com a Feira do Turismo em São Paulo em 2010 e 2011, com a apresentação de vídeos, palestra e distribuição de folheteria, assim como a realização de exposições fotográficas no aeroporto do Rio de Janeiro, durante 30 dias, em março de 2011, e em agosto, no aeroporto do Recife, foram investimentos da Prefeitura e da Secretaria de Turismo de Paulo Afonso e já refletem no fluxo turístico da cidade. Para isso, também contribui a realização de eventos como o Celebrai (no carnaval ou semana santa), Moto Energia (maio), São João (junho) e a Copa Vela (setembro) que movimentam a economia municipal.

Revista Na Carona, Nov/2011, pág. 38 Revista Na Carona, Nov/2011, pág. 38 divulgação

Uma revista de circulação nacional, NA CARONA "publicada mensalmente, distribuída a bordo das linhas de transporte rodoviário da Itapemirim é lida por cerca de 1,8 milhão de pessoas", publicou matéria em sua edição, 149 de Novembro/2011: "PAULO AFONSO - O GRANDE CENÁRIO", ressalta as belezas da região, com fotos do cânion, Raso da Catarina, casa de Maria Bonita e Igreja de São Francisco e fala que Paulo Afonso além de ser chamada "Oásis Sertanejo", "Capital da Energia" também poderia ser chamada de 'grande cenário', já que várias séries e novelas produzidas para a televisão foram gravadas dentro do seus limites, a exemplo da minissérie "Lampião e Maria Bonita", da Globo, cuja primeira versão foi exibida em 1982; da novela "Mandacaru"(1997), da extinta Rede Manchete, além de "Senhora do Destino"(2004) e da recém-concluída "Cordel Encantado", ambas globais. Todas exibiram a majestade e a singularidade das belezas da região" (Na Carona - ed. 149, nov/2011, págs. 38 a 40).

O número de visitantes tem crescido vindos, principalmente, de outras cidades baianas e dos Estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, o que se pode ver nos finais de semana e nos feriados prolongados. De acordo com o, Sr. José Pacífico dos Santos (Hotel Porthal da Ilha), “esse tipo de feriado, os longos, são os que mais dão retorno a rede”.

João Tavares João Tavares Usina de Angiquinho, vista da Ilha do Urubu, mirante da Cachoeira

O hoteleiro Roberto Araujo, (Hotel Belvedere), membro do Conselho Municipal de Turismo, citou alguns requisitos que contribuem com o excursionismo local. Além da cidade em si, com seus atrativos e beleza natural, Roberto citou que as condições das estradas circunvizinhas, quando estão boas, fomentam a vinda dos passeantes. Roberto ainda citou que o perfil dos seus turistas são grupos pedagógicos, turismo de negócios, famílias e idosos.

Sobre o turismo em Paulo Afonso, Roberto frisou – “Existe espaço para melhorar, pois o turismo precisa de um trabalho contínuo por parte do poder público e do privado nas diversas formas. Mas eu, particularmente, estou contente com o meu negócio”.
Embora ainda falte planejamento por parte de bares e restaurantes e um melhor monitoramento por parte dos órgãos que atuam nesse setor, os investimentos na ampliação da rede hoteleira tem crescido nos últimos meses. Três hotéis e uma pousada estão sendo ampliados, o que não seria possível se o turismo do município estivesse decaindo. Paulo Afonso possui, atualmente, 1.568 leitos, sem contabilizar as ampliações que os hotéis e pousada estão fazendo.

Os dados computados entre os anos de 2005 e 2010, tabulados pela Associação de Guias de Turismo de Paulo Afonso - AGTURB mostram o número de visitantes que escolheram Paulo Afonso como o seu destino turístico. E aí não estão incluídos os visitantes recebidos diretamente pela Chesf, o que sinaliza um grande salto para 2011.

Eles mostram que cerca de 10% dos turistas que vêm a Paulo Afonso são idosos, 51% são estudantes, 8% são professores, e 31% estão divididos em turismo de negócios, aventura, contemplação, ecoturismo e outros.

Os números refletem a necessidade do poder público e do trade local de realizarem projetos de melhoria para receber estes visitantes, com ações na área de acessibilidade e de serviços.
Antônio Galdino Antônio Galdino Senac Movel treinou mais de 500 pessoas em 2011

Cursos do SENAC MÓVEL – Paulo Afonso – 532 pessoas

Outros convênios:

Senac Móvel no BTN: 60 Pessoas
Senac - Camareira em Meios de Hospedagem: 30 Pessoas
Senac - Drinks e Coquetéis: 15 pessoas
Senac - Recepcionista em meios de hospedagem: 30 pessoas
Uneb - Condutor de turismo de aventura: 60 pessoas
Senac - Manicure e Pedicure: 16 pessoas

Previsão de cursos para 2012:
Uneb - Ecoturismo: 40 pessoas
Senac - Inglês para meios de hospedagem: 30 pessoas
Senac - Curso de Garçom: 30 pessoas
Senac - Inglês básico: 30 pessoas
Senac - Inglês para hotelaria: 30 pessoas
Senac - Espanhol básico: 30 pessoas
Senac - Espanhol para hotelaria: 30 pessoas
Senac - Camareira para meios de hospedagem: 30 pessoas
Senac - Drinks e coqueteis: 30 pessoas
Senac - Artesanato em biscuit: 30 pessoas