sábado, 14 de janeiro de 2012

Chesf Paulo Afonso lança cartilha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Antônio Galdino
Antônio GaldinoAntônio GaldinoAdministrador da Chesf/PA, Gilberto Pedrosa, apresenta a cartilha Palavras Claras

Nos dias 13 e 14 de outubro, a Chesf - Administração Regional de Paulo Afonso, realizou encontro que reuniu representantes da sociedade local para o lançamento da Cartilha Palavras Claras para uma escuta responsável como “mais uma contribuição da empresa hidrelétrica no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, já na sua terceira etapa”, como afirmou Marileide Brasil, Assessora da APA e também presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
O evento contou com a participação dos Drs. Epitácio Nunes de Souza Neto e Normando José Queiroz Viana, ambos Mestres em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Pesquisador integrado ao Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana - Lab-Eshu/UFPE, e ao Laboratório de Estudos da Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self - LACCOS/UFPE, também Professor da Faculdade do Recife – FAREC, que desenvolveram palestras e oficina sobre o tema. Uma apresentação teatral do grupo "Super-Egus, do Recife, ajudou a apresentar o tema de abuso sexual de crianças e adolescentes.
Antônio Galdino Antônio Galdino Dr. Epitácio Nunes com Fátima Araújo, da APA
Ao evento compareceram, além do Administrador Regional da Chesf-APA, Gilberto Pedrosa e a equipe da APA, Marileide Brasil, pres. do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Fátima Araújo do Programa de Gênero, Rosângela Menezes, deste programa e dos Conselhos Municipal e Regional de Turismo, Elizabete, Eliseu Nicácio e vários gerentes da Chesf, empresa que tem forte presença nas ações sociais em Paulo Afonso e região.
Entre os representantes dos vários segmentos da sociedade pauloafonsina estavam Janisabel Araújo, da SEDES, Magda Moreira, pres. CMDCA, Padre Celso da Anunciação, da Diocese de Paulo Afonso, professores Gilberto Oliveira e Gilberto Sérgio, da Fasete e Colégio Sete de Setembro, Dr. Hugo Casciano, do Ministério Público e ainda Delegada da Mulher, Comandante do 20º BPM, representantes da 1ª Cia de Infantaria e do Conselho Tutelar.
Antônio Galdino Antônio Galdino Representantes da sociedade prestigiaram o evento
No evento, realizado durante todo o dia 13 e a manhã do dia 14 de outubro no Memorial Chesf Paulo Afonso foi lançada a cartilha Palavras Claras para uma escuta responsável, como parte da intensa campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes que vem sendo realizada pela Hidrelétrica do São Francisco em Paulo Afonso já há alguns anos e é renovada, com novas propostas de ação a cada ano.
A Cartilha foi concebida com o apoio de comunicação de Rosângela Menezes e Fátima Araújo, sob a supervisão de Marileide Brasil e é um projeto da Chesf – Administração Regional de Paulo Afonso, gerenciada por Gilberto de Barros Pedrosa Júnior.
Antônio Galdino Antônio Galdino Marileide Brasil, Assessora da APA
Na sua concepção, o apoio de Grupo Infância Protegida. A produção e o projeto gráfico ficaram a cargo de Criação Comunicação e Arte, dirigida pelo Padre Celso da Anunciação e Neuza Batista. A diagramação foi de Maídson Moreira com ilustrações de Fábio Aurélio(FAULLBA).
Palavras Claras, a cartilha, traz “importantes orientações para conhecer as fases do desenvolvimento emocional das nossas crianças”, assim como “dicas igualmente importantes para detectar sintomas de que as crianças podem estar sofrendo algum tipo de assédio ou abuso sexual, seja por pessoas até muito próximas delas como pela internet”, como disse Marileide Brasil ao apresentar este instrumento que a Chesf entregou à comunidade pauloafonsino.
Antônio Galdino Antônio Galdino Encenação fala do problema do abuso sexual de crianças e adolescentes
A cartilha apresenta 10 orientações para prevenir o abuso sexual em crianças e adolescentes.
Gilberto Pedrosa, falou das muitas ações que a APA/Chesf vem realizando no município e na região “como clara presença da empresa dentro do seu programa de responsabilidade social, o que nos deixa feliz em participar de mais um evento nesse sentido e apoiar toda a rede de atendimento social que beneficia crianças, adolescentes e as mulheres deste município e da região.” E concluiu Gilberto “este é o ato de reafirmação do compromisso dos representantes da sociedade pauloafonsina com a campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”.