domingo, 27 de novembro de 2011

Folha Sertaneja entrevista Jânio Soares

Em entrevista à Folha Sertaneja, o Secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Jânio Soares fala do calendário de eventos do município, da Copa Vela e dos contratos das atrações para os grandes eventos
Antônio Galdino
Antônio GaldinoAntônio GaldinoJânio Soares, Secretário de Turismo, Cultura e Esportes de Paulo Afonso
Folha Sertaneja - Como está o calendário de eventos de Paulo Afonso e como estão os preparativos para a Copa Vela?
Jânio Soares – Dentro do nosso calendário de eventos, o São João, a Copa Vela e o Moto Energia são aqueles que mais mexem com a nossa cidade. A Copa Vela traz mais turistas, traz mais pessoas das cidades vizinhas, mas o Moto Energia, por incrível que pareça, é o que traz mais recursos, porque o poder aquisitivo do motociclista é alto e aí ele quer ficar no melhor hotel, quer comer no melhor restaurante, essas coisas. Já o público da Copa Vela é formado mais por jovens e estudantes, que vem mais pra brincar e pra curtir, é mais a galera da cerveja e do sanduíche. Em compensação, a expectativa da moçada começa bem antes! Antes mesmo de terminar o São João, já começam as especulações sobre quem vem pra Copa Vela, os blocos já soltam a programação, enfim, é um evento que mexe com toda a região. Quanto ao São João já é um pouco diferente, pois é um evento que existe em todo lugar e na mesma época, embora seja um espetáculo a parte, que eu particularmente adoro.
divulgação divulgação
Mas, falando especificamente sobre a Copa Vela, hoje nós temos uma novidade que começou timidamente no ano passado, que são os camarotes contratando suas próprias atrações. Além do Chavasca, que é um bloco consolidado e hoje é um dos maiores da Bahia, os camarotes particulares, como o Planeta Beer e Os Insaciáveis, estão trazendo para tocar dentro de suas estruturas atrações como Luiz Caldas, Trem de Pouso, Seu Maxixe, Black Style, Ed City, entre outros, e isso é interessante, pois enriquece o evento.
Folha Sertaneja - Como está distribuída a programação deste ano?
Jânio Soares - Embora a programação oficial seja de 09 a 11 de Setembro, o Chavasca já faz uma previa no dia 07 de Setembro, dando o pontapé inicial para a folia.
Antônio Galdino Antônio Galdino Sec. Turismo, Jânio Soares
A prefeitura vai trazer na sexta-feira, 9, Sorriso Maroto e Adão Negro, no sábado, 10, Kid Abelha e no domingo, 11, Claudia Leite e Carla Cristina. Além disso, teremos as bandas locais e os velejadores na prainha, dando um toque todo especial para quem gosta de curtir um belo visual.
Folha Sertaneja – Falando em valores como se explica o valor dos contratos dessas atrações dos eventos de Paulo Afonso? Quanto é, por exemplo, o cachê de Claudia Leite?
Jânio Soares - Muita gente acha que o valor do artista é apenas o seu cachê. Só que existe uma palavra em show que é colocado, ou seja, o artista colocado no local do show inclui todas as demais despesas, como passagens aéreas, excesso de bagagem por conta dos equipamentos, caminhões com cenários, às vezes jatinho, hospedagem, diárias alimentação, imposto da nota fiscal da empresa contratada, etc.
divulgação divulgação Atrações da Copa Vela 2011
O cachê de Claudia Leite é de 250 mil, aí já incluídas todas as despesas, menos o imposto da nota fiscal. Quando você acrescenta o imposto, vai para 300 mil. Esse contrato foi fechado diretamente com a empresa dela. Elenilda, da Tempo Produções é a empresa representante dela aqui em Paulo Afonso, que intermediou a sua vinda pra cá, quem tem a carta de exclusividade que lhe deu o direito de negociar a data. Às vezes a gente quer contratar determinado artista com o seu escritório oficial, mas não consegue. Eles sempre perguntam: é na Bahia? Na Bahia quem cuida de nossa agenda é a empresa tal. Então, muitas vezes as pessoas questionam, por exemplo, porque o Kid Abelha está sendo contratado por Jean Produções? Porque Jean Produções tem a carta de exclusividade que dá a ele o direito de trabalhar Kid Abelha na nossa cidade no dia 10 de setembro. Como a carta de exclusividade de Claudia Leite é de Elenilda; como a carta de exclusividade de Sorriso Maroto é do Bloco Insaciáveis; e por aí vai.
Quanto ao cachê dessas atrações, realmente é caro. Mas, se você quiser coisa boa, você paga caro. Qual o cachê de Roberto Carlos, por exemplo? Não existe um valor definido. Ele pode dizer que só se apresenta em determinado local por 5 milhões. Aí o problema é do contratante. Quer um exemplo? Aquele show de Copacabana que a Globo transmitiu no final do ano, foi em torno de 10 milhões de reais, pagos pela Globo, patrocinadores e prefeitura do Rio de Janeiro.
Antônio Galdino Antônio Galdino Jânio, sobre os valores dos contratos: "Tá tudo do Diário Oficial".
Agora, quando o artista já está na região, como foi o caso de Zeca Baleiro, que estava em Aracaju, aí o valor cai bastante, pois os custos extras são divididos. O custo final de Zeca Baleiro, se ele viesse exclusivamente pra tocar aqui, seria algo em torno de 90 mil reais. Como ele estava por perto o seu valor total foi de 55 mil. Um exemplo bem simples é o de Marreta. Já que ele mora aqui, o seu cachê para uma apresentação na Copa Vela é muito menor do que uma apresentação sua em Salvador ou Recife, pois aí o contratante terá que arcar com todos esses custos que eu citei acima.
Então é preciso que as pessoas tenham cuidado quando for soltar certas acusações sem nenhum fundamento. Pesquisem, ouçam pessoas do ramo antes de fazer acusações levianas. Nós não temos nada a esconder, até porque os nossos contratos - e das prefeituras de todo o Brasil - estão no Diário Oficial, para quem quiser ver.
Folha Sertaneja – Sua Secretaria é muito abrangente: eventos, esportes, cultura e turismo. Em face do nosso espaço, já deixamos agendado para falar sobre estes outros segmentos oportunamente.
Jânio Soares – Sem problema. Estamos sempre prontos para receber a Folha Sertaneja e outros órgãos da imprensa, pois, na nossa secretaria e em todos os outros órgãos desta gestão do prefeito Anilton Bastos, trabalhamos com total transparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário