sábado, 22 de outubro de 2011

Seminário discute o turismo de Paulo Afonso e Região dos Lagos e Cânions do São Francisco

Antônio Galdino com release de Natália Cleuber-jornalista
Antônio Galdino Antônio Galdino Gilberto Pedrosa(Chesf), Nivaldo (Glória), Anilton(Paulo Afonso), Wesley(Bahiatursa), José Élio(Sebrae-BA), Rose(Bahiatursa) e Jânio Soares(SETCE)

O Seminário Discutindo o Destino Turístico de Paulo Afonso e Região dos Lagos e Cânions foi realizado na manhã desta última quinta-feira, 22, no Auditório do Hotel Belvedere em Paulo Afonso, com a presença do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos; do secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jânio Soares; dos representantes dos municípios baianos de Glória e Rodelas; dos empresários locais, além da interlocutora do Programa de Regionalização do Turismo, Rose Oliveira; do diretor de Serviço Turístico da Bahiatursa, Wesley Moreira; do coordenador Estadual do SEBRAE, José Élio;
Também participaram os representantes do SEBRAE Paulo Afonso, Nadja e Fábio e do Presidente do Conselho Regional de Turismo, Antônio Galdino, da vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo de Paulo Afonso, Rosângela Menezes e do coordenador público do Grupo Gestor de Turismo, Marlos França, além de conselheiros e membros do GGTur e alunos do Curso de Turismo de Aventura, hoteleiros, agentes de viagem e guias de turismo, representados pelos diretores da AGTURB, Eduardo e Robson.

Antônio Galdino Antônio Galdino Prefeito Anilton, de Paulo Afonso

O município de Glória foi representado pelo Secretário de Governo, Nivaldo Lopes e pela Diretora de Turismo e Cultura, Ana Patrícia. O município de Rodelas esteve representado por Valdomiro Bernardo do Nascimento.

Na abertura do evento o prefeito Anilton Bastos salientou: “Estamos partindo para um momento diferente. O futuro já chegou. Paulo Afonso foi escolhido pelo Ministério do Turismo como um dos 115 destinos turísticos do Brasil, os voos realmente vêm, os hotéis e pousadas têm público durante a semana e também nos fins de semana. Nós fazemos nossa parte e espero sair daqui com uma proposta ainda melhor”.
Antônio Galdino Antônio Galdino Rose Oliveira com Jânio Soares

Para a interlocutora, Rose Oliveira, Paulo Afonso é um dos destinos com vários segmentos e pode inclusive tornar-se um destino técnico-científico, todavia “Existiu, no município, a falta de integração com visão de marketing, agora, Paulo Afonso está se encontrando; os empresários e o institucional estão unidos, o município dispõe de vários cursos de qualificação profissional, o que agrega mais valor ao turismo. Agora é necessária uma forte divulgação, um bom trabalho de promoção. Enxergo um bom futuro para Paulo Afonso e, com a vinda dos voos, isso ficará mais fácil”.

O diretor de serviço Turístico da Bahiatursa, Wesley Moreira, concordou com a interlocutora, Rose, quando afirmou – “Fiquei triste quando vi uma matéria no Fantástico (programa da Rede Globo de Televisão) falando sobre o cânion de Sergipe e sabemos que o cânion também é da Bahia. Precisamos divulgar mais este estado e esta cidade”.

Antônio Galdino Antônio Galdino Gilberto Pedrosa, Adm. da Chesf, apresentação plano de visitação no complexo hidrelétrico

No Seminário, o Administrador Regional da Chesf, Gilberto Pedrosa e a representante da Chesf nos Conselhos Municipal e Regional de Turismo, Rosângela Meneses apresentaram o Plano de Visitação do Complexo Hidrelétrico, que está sendo construído pela Hidrelétrica do São Francisco e se reveste de grande importância ao oferecer um receptivo da melhor qualidade e organização, à semelhança, adaptado à realidade regional, ao que se pratica hoje pela Itaipu Bi-nacional, na Usina de Itaipu.

José Wesley, Diretor de Turismo da Bahia, enfatizou a importância do potencial turístico de Paulo Afonso e dos municípios que compõem a Região Lagos e Cânions do São “que precisam fortalecer esta Zona Turística e a Bahiatursa, a Secretaria de Turismo da Bahia é parceira para melhor difundirmos todo esse potencial regional. Não posso deixar de ver Paulo Afonso recebendo turistas que chegarão para os jogos da Copa de 2014, principalmente com a chegada dos vôos da Azul, que chegam agora em outubro, como disse o Prefeito. Temos também na Bahiatursa, a informação que outras empresas estão querendo ter Paulo Afonso como seu destino. E isso vai beneficiar toda a região”.
Antônio Galdino Antônio Galdino Wesley Moreira, Diretor de Turismo da Bahiatursa

José Élio, do Sebrae foi outro que falou no Seminário de Turismo, e disse da possibilidade de mais investimentos do Sebrae na região, o que tem sido defendido com muita luta pela responsável pelo escritório do Sebrae em Paulo Afonso, Nadja Monteiro, uma das coordenadoras desse Seminário e autora de um projeto de realização de uma Feira de Negócios e Turismo, ainda em 2011, na primeira quinzena de Novembro, quando empresários e empreendedores da região e os cinco municípios da Região dos Lagos – Paulo Afonso, Abaré, Rodelas, Glória e Santa Brígida – poderiam apresentar seus produtos, sua cultura, artesanato, gastronomia.

Segundo José Élio “o projeto é excelente, mas, a meu ver, tem como dificultador para a sua realização em novembro deste ano o fator tempo e a apertada agenda do Sebrae, como a Feira do Empreendedor que acontece na primeira quinzena de outubro, em Salvador”
Antônio Galdino Antônio Galdino José Élio, do Sebrae-BA

José Élio sugeriu que o projeto para Novembro fosse mais enxuto e assegurou que “o Sebrae/BA, apoiará com melhores condições a realização desse evento na região, nesse grande formato regional, em 2012, talvez no final do primeiro semestre”.

No período da tarde reuniram-se os membros do Grupo Gestor, do Conselho Municipal de Paulo Afonso e do Conselho Regional de Turismo da Região dos Lagos e Cânions do São Francisco para encaminhamento de propostas de trabalho para o restante do ano de 2011 e já foi agendada pelo Grupo Gestor uma reunião no dia 27 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional do Turismo.

Os municípios de Santa Brígida e Abaré não mandaram representantes para este importante encontro de turismo regional.

Representantes do CRTur, COMTUR e Grupo Gestor de Turismo
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário