sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ariano Suassuna fará parte do evento intitulado Cultura no Parque

No calendário comemorativo da Emancipação Política de Paulo Afonso terá Ariano Suassuna

Ariano Suassuna fará parte do evento intitulado Cultura no Parque que acontecerá no Parque de Exposição Djalma Wanderley no período de 28 a 30 de julho como calendário comemorativo da Emancipação Política da Cidade.

A Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, está preparando uma vasta programação com muita música, informação e o resgate da cultura local e regional oferecendo a toda população o acesso gratuito à cultura e arte da nossa cidade.
Na quinta-feira, 28 de Julho, no evento intitulado Cultura no Parque que acontecerá no Parque de Exposição Djalma Wanderley, o dramaturgo, romancista, poeta, filósofo e advogado Ariano Suassuna apresenta a “Aula Cultural” e na sexta-feira será a vez do artista Zeca Baleiro. O evento “Cultura no Parque” será tomado pela extensa diversidade cultural e artística, genuína da nossa terra e da região.
Assim como no ano passado, serão oferecidas oficinas de música, artes plásticas e mostra de cinema. A grande novidade desse ano é que os artistas locais poderão expor seus trabalhos. "Os artistas que quiserem expor seus trabalhos já podem se dirigir ao ginásio de esporte e se cadastrar para apresentar suas obras e também marcar presença na cultura no parque, mostrando toda a arte e movimento cultural que emana da nossa terra", informou o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jânio Soares. A programação musical que em breve será divulgada,  também será recheada de grandes artistas nacionais que atrairão turistas de todo o Brasil, gerando emprego e renda para o Município.    
Ariano Suassuna é um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, autor dos célebres "Auto da Compadecida" e "A Pedra do Reino". É também romancista, poeta, filósofo e advogado.


Defensor militante da cultura brasileira, Ariano foi o idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste. Tal movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.

Frases de Suassuna:
"A humanidade se divide em dois grupos, os que concordam comigo e os equivocados."

"Sou a favor da internacionalização da cultura, mas não acabando as peculiaridades locais e nacionais".

"Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa".

"Jamais falei mal de Molière, mas querer que eu aceite Elvis Presley já é demais".

"A massificação procura baixar a qualidade artística para a altura do gosto médio. Em arte, o gosto médio é mais prejudicial do que o mau gosto... Nunca vi um gênio com gosto médio."

"… que é muito difícil você vencer a injustiça secular, que dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos."

"Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas"

"O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso."

"Eu digo sempre que das três virtudes teologais , sou fraco na fé e fraco na qualidade, só me resta a esperança."

"Depois que eu vi num hotel em São Paulo um show de rock pela televisão, nunca mais eu critiquei os cantores medíocres brasileiros. Qualquer porcaria como a Banda Calypso ainda é melhor que qualquer banda de rock."

"Não tenho medo de andar de avião como muitos dizem. O que eu tenho é tédio. Não agüento mais olhar aquelas aeromoças fazendo um teatro mímico para mostrar aos passageiros como usar às máscaras de oxigênio em caso de despressurização, e a porta de emergência."

"Em vez de porta-aviões, os americanos hoje mandam Michael Jackson e Madonna para dominar o Brasil."

“Na pré-história, os cavalos comiam só mato e os homens começaram a comer carne. A evolução trouxe a raça humana até aqui e os cavalos continuam sendo vegetarianos até hoje. É por isso que nunca parei de comer carne.”

"Em redor do buraco tudo é beira!"* frase lembrada pelo Gudim, e que acabou servindo de mote para o "funk do Suassuna", disponível no youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário