sexta-feira, 10 de junho de 2011

Paulo Afonso se tornará destino turístico conforme normas do Ministério

Antônio Galdino com informações da Bahiatursa
Antônio Galdino Antônio Galdino Mauro, do MTur/Marca Brasil - Treinamento para o Grupo Gestor de Turismo
O Ministério do Turismo pretende incorporar mais 50 cidades como roteiros turísticos no Brasil. Paulo Afonso é uma delas. Com essa inclusão agora são 115 o número de destinos turísticos no país.  
Na Bahia, com a incorporação de Paulo Afonso, juntamente com Itacaré e Cairú, sobe para 8 o número dos municípios contemplados no Estado que serão priorizados com ações do MTur, dentro do PRT- Programa Roteiros do Brasil.  
Em 2007 o Ministério já havia indicado 65 cidades como destinos indutores do desenvolvimento. Em 2010, as cidades receberam visita de técnicos da Fundação Getúlio Vargas, que avaliaram as qualidades e defeitos de cada uma. Depois disso foi feito um Estudo de Competitividade e criado um Projeto de Gestão e Planejamento dos Destinos Turísticos.  
Antônio Francisco Antônio Francisco Jânio Soares e equipe da SETCE apoiando o turismo
   
Segundo Rose Oliveira, da Bahiatursa, responsável pela Regionalização do Turismo na Bahia, entre os aspectos avaliados estão a economia local, atrativos turísticos, marketing, promoção e aspectos ambientais.  
Após a avaliação da FGV, o Instituto Marca Brasil, segundo parceiro do Ministério é quem fica responsável pelo progresso do projeto. “Os destinos contemplados terão grande visibilidade internacional, com divulgação nas principais revistas de turismo do mundo”, completa Rose.  
Antônio Galdino Antônio Galdino Ernesto, do Sebrae, em palestra para Grupo Gestor de Turismo
Em encontro realizado nos dias 7 e 8 de abril, em Paulo Afonso, um representante do Instituto e representantes de diversos segmentos turísticos, como a Bahiatursa, o Sebrae, o Senac, a Secretaria de Turismo da Bahia, Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, CHESF, Associação de Guias, Hotelaria, gastronomia e Agências de viagens se reuniram para discutir a continuidade dos objetivos traçados previamente.  
O encontro foi finalizado com a criação do Grupo Gestor de Turismo de Paulo Afonso, formado por representantes do setor público e privado. Esse encontro foi o primeiro de quatro, cujo foco é promover a capacitação das agências de Turismo, do setor hoteleiro, da Polícia Militar e diversos outros segmentos.
Ana Patrícia Ana Patrícia A partir da direita: Nadja(Sebrae), Karen(CMMA) e Marlos(DEMTUR). Ao fundo, Galdino(COMTUR), com Francisco(CDL) e Prof. Leobson (Consultor)
  
O Grupo Gestor de Turismo de Paulo Afonso elegeu como coordenadores Luciano Júnior representando o Setor Privado e Marlos Guerra, do DEMTUR, representante do Setor Público e já promoveu um primeiro encontro, dia 12 de abril que contou com a participação do consultor do consultor do Sebrae, Ernesto que avaliou com o grupo de 22 pessoas a pontuação de Paulo Afonso no Estudo de Competitividade.  
Ao final do encontro foram distribuídas atividades para os vários representantes dos segmentos do turismo em Paulo Afonso com o objetivo de buscar soluções para melhorar os índices desse Estudo. O resultado dessa atividade será apresentado em outra reunião já agendada para o dia 26 de abril, no Hotel Belvedere que tem se mostrado grande parceiro dos Conselhos Municipal e Regional de Turismo de Paulo Afonso.
Antônio Galdino Antônio Galdino Da esquerda: Cabral (Cabraltur) e Maíra(Trilha Turismo) - Agentes de Turismo
  
“O Grupo Gestor de Turismo formado em Paulo Afonso se constitui em Câmara Técnica de alto nível para o Conselho Municipal e também para o Conselho Regional de Turismo sediados neste município”. É o que afirma o Professor Antônio Galdino, presidente destes Conselhos.  
O presidente do COMTUR e alguns dos conselheiros deverão estar deixando esta instituição no final de Abril quando acontecerá a eleição da sua nova diretoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário